quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Como Plantar a Pitomba da Mata

 Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Sapindales
Família: Sapindaceae
Género: Talisia
Espécie: T. esculenta
Nome binomial
Talisia esculenta 
A pitomba (ou o pitombo1 ) é o fruto da pitombeira (Talisia esculenta), árvore presente desde a Região Amazônica até a Mata Atlântica, do Nordeste do Brasil ao Rio de Janeiro, que chega a ter até doze metros de altura. Seus frutos, drupas, são comestíveis, saborosos e muito consumidos tanto pelo homem como pela fauna. A pitomba possui em geral um a dois caroços revestidos por uma camada fina e suculenta, adocicada e um pouco ácida. Quando madura, a fruta tem a cor laranja e em média cerca de três centímetros.
Estes frutos são comercializados nas feiras das regiões Norte e Nordeste no Brasil, sendo muito procurados por pássaros e amplamente cultivados em pomares domésticos por todo o país.
Dá nome a uma tradicional festa pernambucana, a Festa da Pitomba.


Como Plantar a Pitomba da Mata 



Manual de Cultivo da Pitomba da Mata Atlântica




Quebra de Dormência: Não há quebra de dormência.

Como Plantar: Colocar as sementes ou os frutos para germinar, logo que colhidos, diretamente em recipientes individuais à meia sombra contendo substrato argiloso; cobri-los com uma camada de 0,5 cm do substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A taxa de germinação é de 95%. Ela leva aproximadamente 30 dias para germinar. Só Plante em lugar definitivo quando a muda atingir 30  a 40 cm, que deve ser plantada no lugar definitivo. O desenvolvimento das mudas, bem como das plantas é considerado elevado. Levando 03 anos para produzir.





Sítio Bem Estar: Junto com você ajudando arborizar o Planeta.



0 comentários:

Postar um comentário