sábado, 11 de janeiro de 2014

Como Plantar o Biriba do Amazonia

ANNONA MUCOSA, ANTES PERTENCIA AO GENERO Rollinia QUE DEIXOU DE EXISTIR.
FAMILIA DAS ANNONACEAS


FLORES
FRUTO
      
NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: Biribá vem do tupi e significa: “Fruto da arvore da casca de fazer tiras”. Também chamada de Araticum do Amazonas, Jaca de Pobre e Fruta do Conde.

Origem: Nativa da floresta amazônica ocorrendo desde o estado da Amazônia até o estado da Bahia. Brasil.
Características: Arvore muito bonita que chega a atingir 6 a 10 metros quando cultivada ou até 20 metros de altura e 60 cm de diâmetro quando nativa, na floresta tropical. A copa tem forma cônica e formada por vários ramos longos abrindo-se nas alturas. As folhas são simples e alternadas com pecíolos e nervura central de cor verde-amarelada, de forma oblonga (mais longa do que larga), medindo de 10 a 25 cm de comprimento e 5 a 8 cm de largura, com ápice ou ponta acuminada, ou seja, comprida e aguda. As flores são hermafroditas, pedunculadas e nestas hastes podem surgir mais de uma flor com 3 pétalas e 3 sépalas carnosas de cor verde claras, com nectários localizados na base das pétalas que lembram o aspecto de uma hélice, padrão existente em todas as espécies classificadas antes como Rollinias.

Dicas para cultivo: Planta tropical e subtropical que resiste bem a seca de até 5 meses e a geadas de até – 1 grau, pode ser cultivada em todo o Brasil, em qualquer altitude; adapta-se a qualquer tipo de solo, que drenem bem as águas da chuva ou até solos argilosos, sujeito a inundações na beira de rios. Pode ser plantada a pleno sol ou em reflorestamentos. Aprecia principalmente solos profundos e ricos em matéria orgânica com pH entre 5,5 a 6,8.

Mudas: As sementes de coloração marrom claro, podem ser armazenadas até por 3 anos, em recipientes bem fechados guardados em áreas frescas sem umidade. Visto entrarem em dormência depois de armazenas, devem ser estratificadas ou imersas em solução acida para a semeadura. As sementes frescas germinam em 40 a 60 dias e ss mudas atingem 35 cm com 5 meses após a germinação. A planta produzida a partir de sementes, começa a frutificar no 4ª ou 5ª ano.

Plantando: No pomar planta-se num espaçamento de 6 x 6 m. após o plantio irrigar com 10 l de água por semana nos primeiros 2 meses. As covas devem ter 50 cm nas três dimensões e convém adicionar aos 30 cm da superfície 6 kg de matéria orgânica bem curtida, 1 kg de cinzas, 200g de torta de mamona e 400 g de calcário, misturar tudo e deixar curtir por 2 meses. O plantio deve ser feito a partir do mês de setembro.

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco, caso deseje que a arvore produza uma copa arredondada, pode o broto terminal e faça podas de modelagem no final do inverno. Adubar com composto orgânico, pode ser 6 a 8 pás de matéria orgânica bem curtida e 50 gramas de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano, lembrar de distribuir o adubo na projeção da copa com distancia do tronco igual a medida da circunferência do mesmo.

Usos: Frutifica em setembro e depois em março a maio. Os frutos chegam a pesar 1,600 kg e são deliciosos para consumo in-natura. A polpa ainda pode ser usada para fazer sucos e sorvetes. A planta tem propriedades medicinais.


Manual de Cultivo do Biriba do Amazônia.

Quebra de dormência:
Se as suas sementes for colhida no mesmo ano não tem quebra de dormência, se for colhida ha muito tempo, precisa quebra a dormência da seguinte forma, devem ser estratificadas ou imersas em solução acida para a semeadura.

Modo de planta:

        Após ser colhida as sementes devem ser colocada em recipiente apropriado para a sua germinação, pode ser colocado em sacos plásticos ou bandejas apropriada,  contendo  substratos de gado, arreia lavada peneirada,  e uma porção de barro, suas sementes levaram entre 45 a 60 dias, para germinar, regando duas vezes ao dia,  Quando elas germinarem e a muda atingir de  40 cm a 50 cm estará pronto para ser plantada no lugar definitivo.

Usos: Frutifica em setembro e depois em março a maio. Os frutos chegam a pesar 1,600 kg e são deliciosos para consumo in-natura. A polpa ainda pode ser usada para fazer sucos e sorvetes. A planta tem propriedades medicinais.



Sítio Bem Estar: Junto com você ajudando arborizar o Planeta.



0 comentários:

Postar um comentário