sábado, 15 de fevereiro de 2014

Como Plantar a Abiurana do Amazônia

POUTERIA TORTA

FAMILIA DAS SAPOTÁCEAE


NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: ABIURANA vem do Tupi, e significa ”Fruta semelhante ao abiú (ie. Fruta que tem bico)”. Também é chamada de Abiu piloso, Abiu do cerrado, Aça, Grão de Galo, Guapeva, Guapeba, Jabuticaba de macaco, e Mococó de Ema. Devido a sua vasta distribuição, existem 4 variedades botânicas: torta, tuberculata, glabra e gallifructa.

Origem: Espontânea da beira de rios e em solos férteis de meia encosta, estando presente na Mata Atlântica em diversos biomas e no cerrado principalmente no Cerradão e na mata de Galeria. A espécie ocorre desde a Amazônia até o Paraná, tendo sua distribuição concentrada na região sudeste; Brasil. Mais informações no link:

Características: arvoreta ou arvore de 3 a 6 metros (ou até 35 m quando na mata da floresta amazônica) com copa umbeliforme (como guarda chuva) e pouco ampla, com ramos dispostos à 45 a 75 graus. O troco geralmente é cilíndrico e retorcido ou cochado, porém retilíneo (direito), medindo 30 a 100 cm de diâmetro; com casca acastanhada ou acinzentada e fissurada ou sulcada com desprendimento em tiras longas e espessas. Os ramos novos tem pilosidade ferruginea. As folhas são inteiras, alternas, espiraladas, reunidas no ápice dos ramos e com nervuras bem evidentes na face dorsal. A lamina tem textura cartácea (de cartolina), é oblonga (mais longa que larga), obovada (com forma de ovo invertido, com a parte mais larga voltada para o ápice), medindo 8 a 22 cm de comprimento por 4 a 8 cm de largura, com base subaguga e ápice arredondado. O pecíolo (haste ou suporte) é leitoso e mede 7 a 30 mm de comprimento. As flores surgem nos ramos e galhos com diâmetro inferior a 3 cm e são sésseis (sem cabinho), agrupadas em feixes; estas medem 8 a 10 mm de altura, e tem 4 pétalas unidas de coloração creme. Os frutos são bagas arredondadas de 4 a 6 cm de diâmetro com casca amarela e pilosa e polpa branca, gelatinosa e com algum látex, mais muito doce, abrigando 1 a 4 sementes.

Dicas para cultivo: Planta de crescimento rápido que aprecia qualquer tipo de solos com boa fertilidade natural, que sejam profundos e de rápida drenagem da água das chuvas. Pode ser cultivada em todo o Brasil, em qualquer altitude; pois é extremamente adaptável a secas prolongadas e a geadas leves de até -3 grau. A planta frutifica abundantemente em pleno sol, mais não deve faltar água na época da florada e granagem dos frutos. Começa a frutificar com 3 a 4 anos a depender do clima e tratos culturais. Também pode ser cultivada em ambiente sombreado onde frutifica menos.

Mudas: As sementes são oblongas (mais longa que larga) com casca marrom e lisa e com cicatriz no seu comprimento. São recalcitrantes (perdem o poder germinativo se forem secadas), por isso devem ser plantadas logo que despolpadas, colocando 1 semente por embalagem individual contendo substrato de 50% de terra vermelha, 30% de matéria orgânica e 20% de areia. A germinação se inicia com 40 a 60 e tem percentual superior a 90% para sementes frescas. As mudas devem ser formadas na sombra e atingem 30 cm com 7 a 8 meses de vida.

Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol num espaçamento 5 x 5 (em climas subtropicais) ou 7 x 7 m (em climas tropicais) em covas abertas com no mínimo 2 meses antes do plantio, estas devem ter 50 cm nas 3 dimensões e convém misturar 2 pás de areia de rio + 6 pás de matéria orgânica aos 30 cm de terra da superfície da cova; misturando junto + 500 g de calcário e 1 kg de cinzas de madeira. A melhor época de plantio é outubro a novembro, convém irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover, tomando esse cuidado nos primeiros 6 meses após o plantio.

Cultivando: A planta cresce rápidamente e não necessita de cuidados especiais, apenas deve-se cobrir a superfície com capim cortado e eliminar qualquer erva daninha que possa sufocar a planta. Deve-se fazer podas no fim do inverno para fazer a formação da planta eliminando ramos e brotos da base e todo o excesso de ramos que nascerem voltados para o interior da copa. Adubar com 3 pás de composto orgânico feito de esterco de galinha curtido e 30 gramas de NPK 10-10-10. Distribuir os nutrientes à 5 cm superficialmente a 20 cm do caule no inicio do mês de outubro.

Usos: Frutifica nos meses de janeiro a março. Os frutos são deliciosos e tem gosto de leite condensado, sendo ótimo para o consumo in-natura e como sobre-mesa. A polpa pode ser usada para rechear bolos e para fazer sorvetes. A árvore não deve faltar em projetos de reflorestamentos, pois seus frutos alimentam diversas espécies de animais. A madeira é resistente e tem diversos usos para obras externas e internas.

Consulte-nos pelo e-mail sinpede@hotmail.com para saber se temos sementes ou mudas disponíveis.

Amigos e cliente caso você queira adquirir 30 Sementes Selecionadas de Abiurana. Por R$ 25,00 Reais + 5,00 Reais para o Frete. Forma de Envio Carta Registrada. Totalizando R$ 30,00 Reais. E ajudar arborizar o Planeta. Use A PayPal. Ou Pagseguro. E segura tanto para o Comprador quanto para o Vendedor.


0 comentários:

Postar um comentário