quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Como Plantar Ata Pindaíba

Como Plantar Ata Pindaíba

Nome científico: Duguetia lanceolata St. Hil
Família: Annonaceae
Sinonímia popular: Pindaíva, Pindabuna, Pindavuna, Atajumba.
Parte usada: Casca e Polpa
Propriedades terapêuticas: Antinociceptiva e antiinflamatória
Princípios ativos: Óleo essencial



Informações Complementares

Origem
Natural das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil onde era muito comum, a pindaíba ocorre principalmente nas florestas de altitude e na mata pluvial atlântica, assim como suas parentes homônimas. No entanto, cada vez menos freqüente nessas matas, a pindaíba é, hoje, uma bela espécie em extinção.

Usos mais frequentes
Frutos comestíveis consumidos ao natural. Muito usada na recuperação de áreas degradadas pelo grande valor ornamental e por atrair a fauna.

Uso medicinal
Há um trabalho que avaliou as atividades antinociceptiva e antiinflamatória por prováveis ações central e periférica de óleo essencial de cascas de Duguetia lanceolata

Características
Árvore que pode atingir até 20 m de altura, tronco com casca rugosa de coloração castanho-acinzentada. Folhas verde-amareladas, brilhantes. Flores avermelhadas no botão, róseo-esbranquiçadas posteriormente. Floresce de outubro a novembro.

Figura 1 Sítio Bem Estar (Vila Bela Vista-PA)

Fruto: globoso, formado pelo denso agrupamento das sementes de coloração castanha envoltas pela polpa, cujo conjunto assemelha-se a escamas de consistência carnosa e coloração vinácea quando maduro. Frutifica de março a maio.

Figura 2 Sitio Bem Estar ( Vila Bela Vista-PA)

A pindaíba é fruta da família das Anonáceas e, portanto, é também parente dos araticuns, da pinha, do biribá, da graviola e da pimenta-de-macaco. Com este mesmo nome - pindaíba, são conhecidos no Brasil tipos bastante diferentes de plantas dessa família botânica.

Figura 3 Sitio Bem Estar (Vila Bela Vistar-PA)

Além da pindaíba aqui apresentada (Duguetia lanceolata), várias outras plantas brasileiras da mesma família são popularmente denominadas como pindaíbas. No entanto os frutos da pindaíba vermelha, da pindaíbareta, da pindaíba-do-brejo e da pindaíba d´água, por exemplo, não apresentam a forma de "pinhas", lembrando mais o formato dos frutos da pimenta-de-macaco. Ao contrário, esta pindaíba constitui-se em fruto de forma e tamanho semelhantes aos da própria ata, pinha ou fruta-do-conde, a Anona squamosa. Seus frutos, que guardam a aparência externa característica daqueles, no entanto, não se confundem. Também quem já viu a árvore alta e esbelta da pindaíba sabe que trata-se de espécie distinta.

A pindaíba é fruta de aparência rústica, muito bonita e especial: à medida que vai amadurecendo, sua coloração verde adquire matizes de vermelho, até ficar completamente tomada por uma cor de sangue, violácea.

Figura 4 Sitio Bem Estar (Vila Bela Vista-PA)

Conta-se que, no interior de São Paulo, os frutos da pindaíba davam água na boca às crianças que esperavam, ansiosamente, a volta dos adultos, pais e parentes, das incursões nos matos de onde os traziam. Isto porque quem já chupou a polpa róseo-avermelhada que envolve suas sementes conta que, muitas vezes, ela é mais saborosa do que a própria pinha comum, embora bem mais fina e pouco volumosa.

Cultivo
Ocorre de forma nativa em regiões de matas de altitude, sempre em solos bem drenados. Propaga-se por sementes, apresentando desenvolvimento lento.

Curiosidade
Neste ultimo fim de semana dia 09/02/2014, eu Marconis Rolim e minha família fomos visitar uma escola no setor rural de Vila Bela Vista-Pa e encontramos esta maravilhosa arvore. A uma distancia de 200 Km. Vejas as fotos acima desta deliciosa fruta.
Comemos os frutos e peguei os frutos para plantar em meu Sítio. Sitio Bem Estar (Vila Bela Vista – PA).

Como Plantar Ata Pindaíba





Retira as sementes após ser colhida, de preferência para as sementes colhidas no mesmo ano.

Em solos com baixa fertilidade ou sob condições de sequeiro, deve-se optar pelos espaçamentos mais adensados, enquanto sob condições de irrigação ou em regiões com boa distribuição de chuvas deve-se usar maiores espaçamentos.

As covas devem ser abertas com dimensões de 40cm x 40cmx40cm, com antecedência de 30 dias do plantio. É bom ter o cuidado de separar para um lado a camada de terra da superfície da cova e para o outro a camada inferior, e inverter sua posição por ocasião do enchimento.

Quando não for possível realizar uma análise de solo, a adubação de fundação deve ser feita usando 20 litros de esterco de curral bem curtido, 500g de superfosfato simples, 100g de cloreto de potássio e 50g de fritas (F.T.E.). Após misturar esses adubos com a terra retirada da superfície da cova, procede-se ao seu enchimento.

O plantio deve ser realizado, preferencialmente, no início da estação chuvosa, no mínimo 15 dias após a adubação de fundação. Em áreas irrigadas, poderá ser efetuado em qualquer época do ano. Por ocasião do plantio, deve-se ter o cuidado de deixar o colo da planta um pouco acima do nível do solo, para prevenir a ocorrência do fungo Phytophthora. Após o plantio, recomenda-se colocar cobertura morta em volta do tronco da planta e proceder a uma irrigação com 15 a 20 litros de água.

Viveiro Sitio Bem Estar (Vila Bela Vista-PA)

0 comentários:

Postar um comentário